Pequena editora se destaca com livros do Papa Francisco
A Editrice Missionaria Italiana (EMI), uma pequena editora da Itália, vem colecionando recorde atrás de recorde quando o assunto é papa Francisco. Além de ter sido a primeira a publicar um livro com o Pontífice argentino na capa ("Francisco, um papa do fim do mundo", de Gianni Valente), lançado apenas 96 horas depois da eleição de Jorge Mario Bergoglio e já traduzido para 10 idiomas, a EMI é dona do título mais vendido nas livrarias religiosas de seu país ("Humildade, o caminho em direção a Deus", do próprio Francisco).
A editora ainda detém o maior catálogo da Itália sobre o Papa, com sete títulos, e é a principal casa italiana para obras publicadas por Bergoglio antes de se tornar Pontífice, também com sete livros. Como se não bastasse, a empresa foi a primeira do mundo no seu ramo a lançar "A lista de Bergoglio", obra que conta as suas ações para salvar pessoas perseguidas pela ditadura militar argentina.
No próximo Salão do Livro de Turim, que acontece entre os dias 8 e 12 de maio, a EMI deverá reforçar seu papel de referência para conhecer o pensamento e as ideias de Francisco, com três lançamentos inéditos: "O desejo amplia o coração", "A cruz e a paz" e "Quem são os jesuítas". Os títulos foram publicados inicialmente pelo Papa em 1987, quando ainda vivia em seu país de origem. Por enquanto, nenhum dos três foi traduzido para o português.