Prefeito diz que Roma está pronta para canonização de João Paulo II e João XXIII
A 10 dias da canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, no Vaticano, o prefeito de Roma, Ignazio Marino, declarou que a cidade está preparada para receber o evento. "Estamos prontos, prontíssimos", afirmou. São esperadas para a celebração, que acontece em 27 de abril, 61 delegações de 54 países, além de 19 chefes de Estado, 24 primeiros-ministros, 23 ministros e 800 mil peregrinos.
De acordo com o Comitê Nacional para a Ordem e Segurança Pública da Itália, mais de dois bilhões de pessoas devem acompanhar a cerimônia em todo o mundo. Nas duas últimas semanas do mês de abril, passarão pela capital italiana cerca de 3 milhões de turistas. "São números que confirmam as previsões que tínhamos feito", acrescentou Marino.
Para fazer a segurança da canonização, as forças de ordem de Roma serão reforçadas com um efetivo de 2.430 agentes. No dia em que João Paulo II e João XXIII se tornarão santos, deverão chegar à cidade cerca de 2 mil ônibus, embora até o momento tenham sido registrados apenas 500.
Em quatro pontos da capital serão instalados telões para que as pessoas possam acompanhar a cerimônia. Além disso, a Basílica de São Pedro ficará aberta aos peregrinos até 1h da manhã do dia 28.