Últimas Notícias

PRIMEIRA AUSÊNCIA: Cardeal indonésio renuncia à presença no Conclave por motivos de saúde

Paramentos Litúrgicos

O cardeal indonésio D. Julius Riyadi Darmaatmadja, de 78 anos, é a primeira ausência confirmada entre o lote de eleitores no próximo Conclave, para a escolha do sucessor de Bento XVI, justificando a renúncia por motivos de saúde.

O arcebispo emérito de Jacarta confirmou esta situação à agência católica de notícias AsiaNews, segundo a qual o prelado tem “graves problemas” de visão e já fez chegar a sua decisão ao Vaticano.

Ainda sem data definida para o início do próximo Conclave, o grupo de 116 cardeais com direito a voto no dia 1 de março fica assim distribuído geograficamente: Europa – 61; América Latina – 19 e América do Norte – 14; África -11; Ásia – 1o; Oceânia – 1.

D. Julius Riyadi Darmaatmadja fala numa escolha “livre e pessoal”, motivada pela “deterioração progressiva” do seu estado de saúde desde que deixou a liderança da arquidiocese da capital indonésia, há dois anos.

O prelado considera que os seus problemas de visão seriam um “sério obstáculo” durante o Conclave, já que o impedem de ler.

Os cardeais vão ser chamados ao Vaticano após Bento XVI ter anunciado no último dia 11 a sua decisão de renunciar ao pontificado, a partir das 20h00 (menos uma em Lisboa) do dia 28 de fevereiro, por causa da sua “idade avançada”.

O sucessor do Papa alemão, de 85 anos, será o 266.º a ocupar o cargo na história da Igreja Católica.

O Conclave, palavra com origem no latim 'cum clavis' (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo