João Paulo II será proclamado patrono da Jornada Mundial da Juventude
Por vontade de Francisco, o papa João Paulo II será proclamado patrono das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Segundo o atual Pontífice, Karol Wojtyla será homenageado por ser o criador do evento, que reúne jovens católicos de todo o planeta a cada dois ou três anos em algum país do mundo.
A última edição internacional foi celebrada no ano passado no Rio de Janeiro, enquanto a próxima está marcada para Cracóvia, na Polônia, em 2016. Nesse meio tempo, serão realizados encontros nacionais na Itália. Francisco também divulgou uma mensagem para a Jornada de 2014, cujo tema é "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu", e pediu para os jovens não cederem à cultura do consumismo.
"O Senhor convida a um estilo de vida evangélico marcado pela sobriedade, e não pela cultura do consumismo. Trata-se de procurar a essencialidade, de aprender a se desprender das coisas supérfluas e inúteis que sufocam. Devemos nos distanciar do desejo de 'ter', do dinheiro idolatrado e, depois, desperdiçado. Coloquemos Jesus em primeiro lugar. Ele pode nos libertar das idolatrias das quais somos escravos", disse o Pontífice.



