Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, pede união na Itália
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, pediu que os italianos e seus governantes tenham "um grande senso de responsabilidade" e "busquem a unidade na diversidade para construir o bem comum" após a realização do referendo constitucional.
Em entrevista para a "Rádio Vaticana", Parolin destacou que a Santa Sé acompanha a situação no país "com preocupação, mas com a certeza de que a Itália tem os recursos humanos, espirituais e culturais para enfrentar essa nova fase e encontrar soluções".
Sem falar especificamente do pedido de renúncia do primeiro-ministro, Matteo Renzi, o secretário de Estado fez um apelo para que quem estiver no poder "tenha atenção aos problemas das pessoas e escute os cidadãos". "Acredito que isso é uma coisa que falta", acrescentou o cardeal.
Quase 60% dos italianos optaram por rejeitar uma reforma constitucional proposta por Renzi, que causaria uma profunda mudança na Constituição do país. Por causa disso, o premier anunciou seu pedido de renúncia.