Artigos/Curiosidades

Situação está tão caótica que quando um padre usa batina vira notícia

Paramentos Litúrgicos

É tão importante o hábito para o religioso, quanto o traje decente para o cristão. Atualmente a situação dos sacerdotes católicos está tão caótica, que quando um padre usa batina vira notícia de destaque nos veículos de comunicação. O velho adágio que diz que o hábito não faz o monge tem que ser entendido com uma pitada de sal. De fato, só o hábito não faz o religioso, como só uma veste decente não faz a modéstia de uma pessoa. O que vale antes de tudo é o coração da pessoa. Nós, porém,  não vemos o coração, vemos apenas as aparências. Não podemos julgar a ninguém pelas aparências, mas estas tem sim muita importância, até mesmo para a sociedade mundana, que não permite, por exemplo, que alguém se apresente num determinado evento sem o traje a rigor.

Vamos ao caso: o padre Tony Moreira Peregrino, sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá e da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Cuiabá, “viralizou” após jogar vôlei com alguns alunos da Escola Estadual Souza Bandeira, em Cuiabá. Nas imagens, o religioso é incentivado pelos alunos enquanto faz os lances usando batina. Conhecido por seu trabalho voltado para a juventude, Tony também publicou as imagens em sua rede social com uma mensagem religiosa e cantando uma música com as crianças. “Anunciando a verdadeira alegria da nossa juventude! Em missão”, escreveu.

A viralização de um fato tão trivial – ao menos deveria ser – virou notícia de evidência na internet. Um autor de espiritualidade dizia: “Nunca um exterior  imodesto encobriu um interior modesto”. Ninguém consegue ver o caráter impresso na alma de um batizado ou crismado, mas pode ver a condição dele de cristão pelo andar, pelo sorriso, pela roupa que veste. Conta-se na vida de S. Francisco de Assis, que ele convidou um frade para uma pregação cidade. Depois de percorrerem toda a cidade, ao regressar ao convento, o confrade perguntou: – e a pregação? O santo respondeu: – “fizemos a pregação pelo nosso hábito e pelo nosso silêncio”.

(Por Fabio Botto – MTB: 32254 – Rádio Italiana e Catolicismo Romano)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo