Artigos/Curiosidades

TRÊS CONSELHOS DE SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO PARA REJEITAR TRÊS TENTAÇÕES DO DIABO

Paramentos Litúrgicos

TRÊS CONSELHOS DE SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO PARA REJEITAR TRÊS TENTAÇÕES DO DIABOSão Gregório de Nazianzo, também chamado de São Gregório Nazianzeno (329 — 389), foi patriarca de Constantinopla.

Teólogo, escritor e considerado o mais talentoso orador da era patrística da Igreja.

 

Treinado nos clássicos e conhecedor da filosofia. A Igreja ortodoxa, que lhe tem enorme apreço, o chama simplesmente “o Teólogo”. Na Tradição católica, São Gregório é reconhecido com o importantíssimo título de Doutor da Igreja. Vem dele o texto que compartilhamos a seguir:

* * *

Se, depois do batismo, fores atacado pelo perseguidor, o tentador da luz, tens material para a vitória. Ele irá certamente atacar-te, já que também atacou o Verbo, o meu Deus, enganado pela aparência humana que lhe escondia a luz incriada. Não tenhas medo do combate. Opõe-lhe a água do batismo, opõe-lhe o Espírito Santo no qual se extinguem todos os dardos inflamados lançados pelo maligno.

NECESSIDADE

Se ele te mostrar as necessidades que te oprimem – e não deixou de o fazer com Jesus –, se te lembrar que tens fome, não dês a entender que ignoras as suas propostas. Ensina-lhe o que ele não sabe; opõe-lhe a Palavra de vida, esse verdadeiro Pão enviado do céu e que dá a vida ao mundo.

VAIDADE

Se ele te estender a armadilha da vaidade – e usou-a contra Cristo, quando O levou ao pináculo do Templo e Lhe disse: “Lança-Te daqui abaixo”, para O fazer manifestar a sua divindade –, toma cuidado para não caíres por teres querido elevar-te.

AMBIÇÃO

Se te tentar pela ambição, mostrando-te, numa visão instantânea, todos os reinos da terra submetidos ao seu poder, e te exigir que o adores, despreza-o: ele não é mais que um pobre irmão teu. E diz-lhe, confiando no selo divino: “Também eu sou imagem de Deus; ainda não fui, como tu, precipitado do alto da minha glória por causa do meu orgulho! Estou revestido de Cristo; tornei-me outro Cristo pelo meu batismo; cabe a ti adorar-me”.

Tenho a certeza de que ele irá embora, vencido e humilhado por estas palavras. Vindas de um homem iluminado por Cristo, serão sentidas por ele como se emanadas de Cristo, a luz suprema.

Estes são os benefícios que a água do batismo traz aos que reconhecem a sua força.

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo