Últimas Notícias

Responsável do Vaticano vai visitar Jordânia para discutir situação dos refugiados

Paramentos Litúrgicos

O cardeal Robert Sarah, responsável pela coordenação das atividades caritativas da Igreja no Vaticano, vai visitar a Jordânia entre os dias 19 e 21 deste mês para avaliar a situação dos refugiados da Síria.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (Um só coração, em português), que esta sexta-feira apresentou aos jornalistas a mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2013.

O programa da viagem inclui um encontro em Amã com o rei da Jordânia, Abdullah, e os delegados da Cáritas do Médio Oriente e Norte de África.

"Estamos na fase de ajuda concreta a esses refugiados [sírios] e, portanto, continuamos a acompanhar a situação. Temos de discutir e enfrentar concretamente a trágica situação no país, onde agora é inverno. Faz frio, faltam alimentos, medicamentos. Talvez não encontremos soluções, mas queremos buscar pôr fim a esta guerra”, disse D. Robert Sarah, que em novembro se deslocou ao Líbano com as mesmas preocupações, em nome de Bento XVI.

A violência que a Síria vive há quase dois anos provocou a morte de cerca de 35 mil pessoas, na maioria civis, segundo dados do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma organização não-governamental.

Os conflitos surgiram após a repressão dos protestos populares contra o regime de Bashar al-Assad que tiveram início em março de 2011.

O Conselho Pontifício 'Cor Unum', instituído em 1971 por Paulo VI, é o organismo executivo dos Papas quando empreendem iniciativas humanitárias em caso de calamidade ou no âmbito da promoção humana.

As ajudas oferecidas pelo próprio Bento XVI, ao longo de 2012, somaram mais de três milhões e meio de euros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo