Últimas Notícias

Papa Bento XVI pede medidas contra a fome

Paramentos Litúrgicos

O papa Bento XVI pediu para que o novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, garanta o crescimento da produção de alimentos. 

Em discurso na 37ª Conferência da FAO, o Pontífice convidou a entidade a "relançar sua própria estrutura, livrando-se dos obstáculos que a afastam do objetivo da sua constituição, que é garantir o crescimento nutricional, a disponibilidade da produção alimentar e o desenvolvimento das áreas rurais".

Bento XVI também destacou a necessidade da "plena sintonia" entre a FAO e os governos mundiais em iniciativas contra a fome. 

Segundo o Papa, a "atual conjuntura" global aponta para uma "redução dos recursos econômicos e financeiros, enquanto o número de famintos no mundo não diminuiu conforme o esperado".

Em seu discurso, o Pontífice denunciou que "milhões de crianças não têm comida, estão condenadas à morte precoce, a um atraso em seu desenvolvimento físico e psíquico, ou forçadas a formas de exploração para conseguir receber um mínimo de alimentos", e também defendeu um modelo de desenvolvimento solidário: "A solidariedade não pode ser excluída do quadro internacional, mas deve ser o foco e o princípio de toda ação política e estratégica para que a atividade internacional esteja de fato a serviço da família humana".

O Pontífice também saudou publicamente o senegalês Jacques Diouf, que está deixando o cargo de diretor-geral da entidade. 

Para Bento XVI, ele "capacitou a FAO para enfrentar os problemas e as crises determinadas pelas realidades globais mutáveis" com "competência e dedicação".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo