Artigos/Curiosidades

O declínio da fé e a influência nociva da tecnologia – Por Mônica Romano

Paramentos Litúrgicos

“E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.” (Mateus 24:22)

Esta passagem do Livro de Mateus nos serve para várias interpretações, como a passagem rápida dos anos, dos meses, dos dias…

E aqui eu quero inserir mais uma: “o salto tecnológico”. Nossa vida atual já não consegue alcançar o avanço tecnológico.

É inegável que vivenciamos um período frutuoso da cristandade na Europa, toda nossa origem cristã veio de lá, embora saibamos que a história toda da salvação tenha se dado no oriente. É inegável que a Europa foi a responsável pela semeação do Cristianismo através de suas conquistas muitas vezes impondo a fá a povos conquistados, substituindo seus deuses pagãos pelo verdadeiro Deus.

São séculos e mais séculos de cristianismo mantendo a ordem natural das coisas, mantendo o homem livre para escolher amar a Deus. Somos sustentados pela fé, a fé cega de que se vivermos de acordo com o plano estabelecido por Deus, estaremos aptos a conquistar a vida eterna, escolhendo amar à Deus e nos abandonar em seu amor.

Mas é inegável que em duas décadas esta escolha vem sendo cada vez mais ofuscada pela tecnologia; cientistas brincando de Deus e querendo recriar vida, clones, concepção, determinando a morte e o fim das coisas, nutrindo os desejos e necessidades humanas, substituindo cada vez mais os cuidados de Deus para conosco por governos totalitários que querem nos roubar D’Ele.

Podemos negar que viramos em poucos anos escravos da tecnologia? Quantas pessoas vocês conhecem que são escravas do celular, do tablet e das redes sociais? Quantas famílias pararam de falar oralmente uns com os outros e se falam através dos aplicativos do celular, mesmo que estejam na mesma sala, do outro lado da mesa, lado a lado no sofá? Parece absurdo para você? Mas seja sincero quantas vezes você fez isso?

E com isso não temos tempo, o tempo esvai por nossos dedos, porque eu preciso postar nas redes sociais, eu preciso ver o que o outro postou, eu preciso contestar, eu preciso experimentar, eu preciso ser visto e reconhecido. Missa??? Eu não vou, eu não tenho tempo, rezar um terço pelos males do mundo, não posso, eu não tenho tempo.Iir ao confessionário? Imagina se eu tenho tempo. Deus? Eu não tenho tempo.

Pare e pense, já vivemos em um mundo onde Deus não tem mais espaço onde Ele não tem influência em nossas vidas, estamos nos dividindo entre dois grupos distintos, àqueles que estão se escravizando pela tecnologia e aqueles que a estão abandonando e enxergando cada vez mais a necessidade de estar mais perto de Deus.

Já vivemos no mundo onde os dias tem que ser encurtados, pois poucos serão os salvos.

Mõnica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora do Portal Catolicismo Romano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo