AUDIÊNCIA GERAL: Papa Francisco pede cessação imediata da violência na República Centro-Africana
O papa Francisco fez uma chamada nesta quarta-feira pedindo a cessação "imediata" da violência e dos saques na República Centro-Africana, além "de uma solução política à crise e "o restabelecimento da paz e da concórdia em um país marcado por conflitos e divisões.
O pontífice fez essa chamada durante a audiência pública das quartas-feiras, a primeira de seu pontificado, que foi celebrada na Praça de São Pedro no Vaticano.
"Sigo com atenção tudo o que está acontecendo na República Centro-Africana e volto minhas preces a todos que sofrem no país, em particular os parentes das vítimas, os feridos e as pessoas que perderam suas casas e foram obrigadas a fugir", afirmou o papa.
"Faço uma chamada para pedir a cessação imediata da violência e dos saques na República Centro-Africana e que se encontre o mais rápido possível uma solução política à crise capaz de restabelecer a paz e a concórdia nesse querido país marcado por conflitos e divisões", completou o pontífice.
Após o golpe de Estado do último final de semana na República Centro-Africana, o até então presidente François Bozizé fugiu em direção à República Democrática do Congo (RDC), enquanto o país ficou nas mãos dos rebeldes da coalizão Séléka, do líder Michel Djotodia, que se autoproclamou presidente ao assumir o controle da capital Bangui.