Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ficou às escuras chamando a atenção dos italianos
A cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ficou às escuras na noite desta quarta-feira (02) e chamou a atenção dos italianos.
Porém, segundo o vice-diretor de imprensa da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, tudo não passou de um teste para a iluminação do Ano Santo Extraordinário.
"Tratam-se de testes técnicos" disse o padre à agência Ansa, explicando que não há nenhuma preocupação em relação à segurança do local.
Segundo o religioso, "esses testes são referentes a um espetáculo de luzes na fachada da Basílica chamado de 'Fiat Lux', que será um dos eventos realizados para o Jubileu". Benedettini ressaltou que a empresa de energia está fornecendo luz normalmente para o Vaticano e que essas verificações são para tudo estar pronto até o dia 7 de dezembro, véspera da abertura do Ano Santo católico.
A preocupação da população em torno da Santa Sé justifica-se pela cidade-Estado ser um dos alvos mais citados como "prováveis locais de ataque" do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis). Há um reforço na segurança desde que Paris foi atacada pelos jihadistas, no dia 13 de novembro, e um esquema especial para o Jubileu tanto para a Santa Sé como para Roma.
Entre 8 de dezembro e 20 de novembro de 2016, os dois países devem receber um aumento no número de fieis e peregrinos de todo o mundo, que irão aos locais para as celebrações especiais do evento católico. O Ano Santo Extraordinário foi convocado pelo papa Francisco em março e terá como tema a Misericórdia.