“É PERMITIDO TOMAR PARTE NA MISSA NOVA?
Quem compreendeu a problemática da Missa nova não deve mais assistir-lhe, pois colocaria em perigo a sua Fé, voluntariamente, e, ao mesmo tempo, encorajaria os outros a fazer o mesmo, parecendo dar seu assentimento às reformas.
A Missa nova é uma das fontes principais da atual crise de Fé. É imperativamente necessário se distanciar dela.
PODE-SE ASSISTIR Á MISSA NOVA EM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS?
É preciso aplicar à Missa nova regras análogas às que valem para a assistência a uma cerimônia não-católica. Pode-se lá estar presente por razões familiares ou profissionais; mas deve-se comportar-se passivamente, e, sobretudo, não se vai comungar.
O QUE SE DEVE FAZER, QUANDO NÃO É POSSÍVEL ASSISTIR TODOS OS DOMINGOS À MISSA TRADICIONAL?
Aquele que não tem a possibilidade de assistir à Missa tradicional está escusado da obrigação da Missa naquele domingo. O preceito da Missa dominical somente obriga, com efeito, à assistência de uma verdadeira Missa católica.
Deve-se, todavia, nesse caso, esforçar-se para assistir à Missa tradicional, ao menos, em intervalos regulares.
Ademais, mesmo se está-se dispensado da assistência da Missa (que é um Mandamento da Igreja), não se está do Mandamento de Deus (“Tu santificarás o Dia do Senhor”). É necessário então substituir, de uma maneira ou de outra, essa Missa que não se pôde ter: por exemplo, lendo seu texto no missal, unindo-se de intenção a uma Missa celebrada em outro lugar, durante o tempo da mesma, e praticando a Comunhão espiritual."