ESTADO DA PALESTINA: Santa Sé pede à ONU “decisões corajosas”
Em resposta ao pedido de adesão plena apresentado às Nações Unidas pela “Autoridade Nacional Palestina”, a Santa Sé exorta a adotar “decisões corajosas”. A declaração é de Dom Dominique Mamberti, responsável vaticano pelas relações com os Estados, a respeito do pedido de reconhecimento da Palestina como Estado, apresentado no último dia 23 de setembro.
Dom Mamberti discursou ontem diante da Assembleia Geral da ONU e disse que a Santa Sé espera que os organismos competentes das Nações Unidas tomem decisões para ajudar efetivamente o objetivo final, ou seja, a concretização do direito dos palestinos de terem um próprio Estado, independente e soberano; e do direito dos israelenses à segurança, com ambos os Estados dotados de confins internacionalmente reconhecidos.
A Santa Sé exorta as partes, portanto, a retomar as negociações com determinação e dirige um apelo premente à comunidade internacional para que incremente o próprio esforço e estimule criatividade e iniciativas para alcançar uma paz duradoura que respeite os direitos de israelenses e palestinos.