Francisco se despede de Bento XVI, que passará alguns dias em Castel Gandolfo
Na manhã desta terça-feira, o Papa Francisco tomou a iniciativa de saudar Bento XVI, que foi para Castel Gandolfo passar duas semanas de férias. A conversa entre os dois durou meia hora, informou padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
No ano passado, o Santo Padre Francisco convidou o Papa emérito para passar o período estivo na residência papal desta cidade perto de Roma, mas o convite não tinha sido aceito até agora.
No dia 3 de julho, em Castel Gandolfo, Joseph Ratzinger receberá o título de Doutor Honoris Causa da Pontifícia Universidade João Paulo II e da Academia de Música de Cracóvia. A notícia foi confirmada pelo arcebispo da cidade polonesa, Cardeal Stanislaw Dziwisz.
O Papa Emérito enviou uma carta ao reitor da universidade aceitando o prêmio, especialmente no caso de uma instituição e uma cidade tão ligada a seu querido amigo Karol Wojtyla.
Por sua parte, a Academia de Música de Cracóvia explica a decisão afirmando que Bento XVI é um modelo de comportamento moral e civil, com dimensões religiosas e humanistas profundas. Em particular, destaca o amor e a atenção de Joseph Ratzinger pela música sacra e seu papel na liturgia.
Depois de sua renúncia ao pontificado, o Papa Emérito começou uma vida retirada de oração no Mater Ecclesiae, um ex-convento de clausura localizado dentro do Estado do Vaticano, onde vive acompanhado por seu secretário pessoal, Mons. Georg Gaenswein, atualmente Prefeito da Casa Pontifícia.