Papa Francisco celebra sua primeira Missa Crismal, que marca a abertura do Tríduo Pascal
28 DE MARÇO DE 2013 – QUINTA-FEIRA SANTA: O papa Francisco realizou na manhã desta quinta-feira a sua primeira Santa Missa Crismal, que marca a abertura do Tríduo Pascal.
Durante a celebração, o Pontífice afirmou que ser sacerdote é uma "unção, não uma função" e quando o "óleo" da graça de Deus desce ao seu povo através do sacerdote, então este é realmente uma cura.
"O Senhor dirá claramente que a sua unção é para os pobres, presos, doentes e aos que estão tristes e abandonados. A unção não é para perfumar a nós mesmos, e menos ainda para que a conservemos num frasco, pois o óleo se tornaria rançoso e o coração amargo", explicou o Pontífice, mostrando a simbologia da unção.
"Nota-se quando o povo é ungido com óleo da alegria, por exemplo, quando sai da Missa com o rosto de quem recebeu uma boa notícia.
O nosso povo gosta do Evangelho quando é pregado com unção, quando o Evangelho que pregamos chega ao seu dia a dia, quando escorre como o óleo de Aarão até às bordas da realidade, quando ilumina as situações extremas, 'as periferias' onde o povo fiel está mais exposto à invasão daqueles que querem roubar a sua fé", disse Francisco.