Papa Francisco critica fins econômicos no esporte
O papa Francisco afirmou neste sábado (23) que o esporte deve promover a "irmandade social", através da "construção de pontes". Ele também alertou para os riscos de promover competições esportivas visando somente ao lucro.
Recebendo em uma audiência no Vaticano representantes dos comitês olímpicos da Europa, os quais estão em Roma por ocasião de sua 43ª Assembleia Geral, Francisco afirmou que a Igreja "vê no esporte um instrumento válido para o crescimento integral da pessoa humana". "A prática esportiva estimula a superação saudável de si mesmo e dos próprios egoísmos, treina o espírito para sacrifícios e, se bem feita, favorece a lealdade nas relações interpessoais, a amizade e o respeito das regras". Segundo o Papa, "a linguagem esportiva é universal, supera fronteiras, idiomas, raças, religiões e ideologia, além de possuir a capacidade de unir as pessoas, favorecendo o diálogo e o acolhimento. É um recurso muito precioso", destacou o Pontífice.
O Papa também alertou para os riscos gerados pela promoção do esporte visando apenas "parâmetros econômicos e vitórias a todo custo". De acordo com Francisco, esse tipo de atitude faz dos atletas "meras mercadorias cujo objetivo é lucrar".