Papa Francisco pede aos católicos da Geórgia abertura aos ortodoxos
O papa Francisco pediu neste sábado (1) em Tbilisi à pequena comunidade católica da Geórgia que permaneça unida e demonstre estar aberta à maioria ortodoxa, apesar das tensões entre as duas igrejas cristãs.
"O que fazer diante dos ortodoxos?", perguntou o pontífice a padres, seminaristas e representantes católicos georgianos.
"Permaneçam abertos, sejam amigos", aconselhou o papa no segundo dia da viagem ao Cáucaso.
"Nunca se deve fazer proselitismo com os ortodoxos. São nossos irmãos e irmãs, não posso condená-los", disse, antes pedir aos católicos que sejam "amigos, caminhem juntos".
"Somos uma pequena Igreja e a cada dia vivenciamos ser a minoria. Às vezes é muito difícil", disse ao pontífice Giuseppe Pasotto, bispo católico georgiano.
"Devem ser sólidos em sua fé", respondeu o papa, antes de afirmar que para isto é preciso ter "a memória do passado, a coragem no presente e a esperança no futuro".
Durante a manhã, Francisco afirmou que levava "consolo" ao "pequeno e amado rebanho da Geórgia", durante sua homilia em um estádio de Tbilisi.
"O consolo que precisamos, em meio às vicissitudes turbulentas da vida, é a presença de Deus no coração", afirmou o pontífice no estádio Meskhi.