Papa Francisco visitará Colômbia em 2016, diz monsenhor colombiano
O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Luis Augusto Castro, afirmou que o papa Francisco irá visitar seu país em 2016. De acordo com o padre, falta apenas fechar a data da viagem com a Santa Sé.
"No próximo dia 23 de janeiro, às 11h da manhã, terei um encontro com o Papa em Roma para falar sobre isso. Mas, está certo que ele vem. Agora, temos que definir as datas e isso é mais complicado por todos os compromissos da agenda do Papa.
Porém, chegaremos a um acordo", declarou Castro às rádios colombianas.
Em abril, o próprio monsenhor revelou que o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, havia enviado um carta em que falava sobre a possibilidade de uma visita de Jorge Mario Bergoglio ao país. Naquela época, Parolin teria dito que essa viagem aconteceria no momento em que o sucessor de Bento XVI viria para o Brasil e iria para a Argentina.
A ida do Bispo de Roma teria um grande valor simbólico já que, de acordo com o governo do país e os líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o líder católico teve um "papel significativo" no acordo de paz após cinco anos de negociações.
Porém, até o momento, o Vaticano não confirmou a ida do Pontífice para mais uma viagem à América do Sul. O Brasil foi a primeira nação visitada pelo Papa, em 2013, e em setembro deste ano Bergoglio foi à Bolívia, ao Equador e ao Paraguai.
Para 2016, está confirmada apenas uma visita oficial para o México, em fevereiro. Mas, se seguir o ritmo deste ano, o Sumo Sacerdote deve ter um futuro bem agitado: foram 11 os países visitados – Sri Lanka, Filipinas, Sarajevo, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba, Estados Unidos, Quênia, Uganda e República Centro-Africana.