PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA AS CAUSAS DOS SANTOS: Cardeal italiano Angelo Becciu renuncia ao cargo
O papa Francisco aceitou a renúncia do cardeal italiano Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e uma das mais altas figuras da hierarquia do Vaticano.
Em um breve comunicado, a Santa Sé informou que o religioso de 72 anos também renuncia aos “direitos relacionados ao cardinalato”.
O texto, no entanto, não revela os motivos da saída de Becciu, mas há relatos de que a decisão foi comunicada pelo próprio Pontífice em uma audiência extraordinária.
Esta é a primeira vez desde que Jorge Bergoglio assumiu o pontificado que um cardeal da Cúria renuncia ao cargo, além do ofício em seu próprio dicastério, e aos direitos vinculados ao cardinalato.
Antes de ser nomeado para Congregação para a Causa dos Santos, o religioso foi figura de destaque na diplomacia da Santa Sé, como substituto dos Assuntos Gerais do Secretário de Estado do Vaticano, cargo para o qual foi escolhido pelo Papa emérito Bento XVI.
Ele também já foi núncio apostólico em Angola e em Cuba. Em 2019, Becciu rejeitou as acusações de envolvimento em investimentos imobiliários da Santa Sé em Londres, considerados irregulares e que estão atualmente sob investigação da Justiça do Vaticano.