“Tenho certeza que sou pecador”, diz papa Francisco
Dias antes da abertura oficial do Jubileu da Misericórdia, o papa Francisco disse ter "certeza de que é um pecador". "Sou um pecador, sinto-me um pecador. Tenho certeza de que sou.
Mas um pecador ao qual o Senhor olhou com misericórdia. Como disse a detentos na Bolívia, sou um homem perdoado", disse o líder da Igreja Católica em uma entrevista à revista "Credere". "Ainda hoje cometo erros e pecados, mas me confesso a cada 15 ou 20 dias", ressaltou Francisco, dizendo que o Jubileu da Misericórdia será "o ano do perdão, da reconciliação".
No próximo dia 8 de dezembro, inicia-se oficialmente o Ano Santo Extraordinário, convocado pelo papa Francisco. O evento, que deveria ocorrer somente em 2025, terá como tema a Misericórdia. Até o fim de 2016, uma série de eventos agitarão as dioceses em todo o mundo e será concedido o perdão a diversas situações, entre elas o aborto. No dia 8 de dezembro, será lembrado ainda os 50 anos do fim do Concílio Vaticano II, que promoveu uma série de aberturas na doutrina católica.