“Vá a igreja e corte cabeças”, pediu terrorista do atentado em Saint-Etienne-du-Rouvray, na França
Um dos autores do atentado em Saint-Etienne-du-Rouvray, na região de Rouen, na França, Adel Kermiche, enviou uma mensagem na rede social Telegram orientando seus contatos a "pegar uma faca, ir a uma igreja e realizar um massacre".
"Corte duas ou três cabeças e acabe logo com isso", acrescentou o terrorista, que estava sendo monitorado pelas autoridades locais após ter tentado entrar na Síria para se juntar aos jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis). As informações foram divulgadas pelo jornal francês L'Express.
O jovem de 19 anos tinha como foto de perfil uma imagem do "califa" do Estado Islâmico Abu Bakr Al-Bagdadi e convidava seus contatos a imitá-lo.
No chat, ele ainda falou da vontade de criar uma célula terrorista, os detalhes de suas tentativas fracassadas de ir ao Oriente Médio, a descrição do seu plano de ataque contra a igreja e a tentativa de recrutamento de aliados.
Durante semanas, Kermiche descreveu tudo em seus arquivos de áudio que, como escreve o L'Express , parece um diário direcionado a seus cerca de 200 contatos no Telegram.
Dois homens que se diziam leais ao Estado Islâmico invadiram uma igreja em Saint-Etienne-du-Rouvray e degolaram o padre Jacques Hamel, de 84 anos, durante uma missa. Os agressores foram mortos pela Polícia. O atentado ocorreu há pouco mais de dez dias do massacre em Nice, quando um jihadista matou mais de 80 pessoas, deixando a França em choque.