Vaticano confirma visita de Papa Francisco à Terra Santa
O Vaticano confirmou hoje, 27, a viagem de papa Francisco à Terra Santa, à Jordânia, à Palestina e a Israel, em ocasião dos 50 anos do encontro em Jerusalém entre papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras, programada para 24 e 26 de maio.
O Papa deverá partir de Roma no dia 24 de maio pela manhã, chegando à Amã, na Jordânia, às 13 horas do horário local. A cerimônia de boas-vindas ocorrerá às 13h45 no Palácio Real Al-Husseini, com a visita cortesia do rei Abdullah e da rainha Raina. Depois, o Pontífice deverá se encontrar com autoridades da Jordânia. Às 16h o Papa celebrará uma missa no Estádio Internacional de Ammam. Depois, às 19h, visitará o local de batismo de Jesus em Betânia, próximo ao Rio Jordão.
No domingo de manhã, 25, o Papa partirá de helicóptero para Belém, na Cijordânia, onde deverá chegar às 9h30. A cerimônia de ocorrerá no Palácio Presidencial, onde encontrará o presidente palestino, Abu Mazen. Às 11h, na Praça da Manjedoura, celebrará uma missa. Às 13h30, o Pontífice irá almoçar com famílias palestinas no convento franciscano Casa Nova de Belém. Às 15h deverá visitar a Gruta de Natal. Em seguida, se encontrará com crianças refugiadas no Phoenix Center de Dheisheh. Pouco depois das 16h deverá pegar o helicóptero com destino ao aeroporto de Tel Aviv.
A chegada do Pontífice à Tel Aviv está prevista para as 16h30, onde recerá recebido com uma cerimônia de boas-vindas. Às 17h15 deverá ir de helicóptero à Jerusalém. Às 18h15, na Cidade Santa, terá um encontro privado como o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. Às 19h, na Basílica de Santo Sepolcro, haverá um encontro ecumênico em ocasião do 50º aniversário do encontro entre o papa Paulo VI e o patriarca Atenagora, em Jerusalém. À noite o Pontífice irá jantar como patriarcas e bispos no Patriarcado Latino.
O terceiro dia de viagem, 26, se iniciará com a visita ao Grande Mufti de Jerusalém. Às 9h10, irá visitar o Muro Ocidental. Em seguida, irá depositar flores no Monte Herzi e às 10h visitará o Memorial de Yad Vashem, que homenageia as vítimas do Holocausto. Às 10h45 está prevista a vista a dois grandes rabinos de Israel no Centro Heichal Shlomo. Às 11h45 estará com o presidente de Israel, Shimon Peres, no Palácio Presidencial. Às 13h, terá uma audiência com o primeiro-ministro israelense, Benyamin Netanyahu, no Notre Dame Jerusalém Center. Às 17h20, na Sala do Cenáculo, celebrará uma missa. Depois, de helicóptero, o Pontífice voltará à Tel Aviv onde pegará o avião às 20h15 com destino a Roma.
"A preparação para a viagem do Papa à Terra Santa está ocorrendo como previsto", afirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, após a publicação do programa da viagem.