Vaticano divulga calendário das celebrações presididas pelo Papa Bento XVI até à Páscoa
O Vaticano divulgou o calendário oficial das celebrações e viagens de Bento XVI até à Páscoa, celebrada a 8 de abril, incluindo a viagem ao México e a Cuba, no final de março.
A primeira cerimónia, no dia 2 de fevereiro, é um encontro de oração com religiosos e religiosas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 17h30 (hora local, menos uma em Lisboa), na XVI Jornada da Vida Consagrada.
Nos dias 18 e 19 do mesmo mês, o Papa preside no Vaticano ao consistório para a criação de 22 novos cardeais, incluindo o português D. Manuel Monteiro de Castro.
O início da Quaresma, tempo litúrgico que antecede a Páscoa, é celebrado a 22 de fevereiro, com a tradicional procissão entre as Basílicas de Santo Anselmo e Santa Sabina, em Roma, na quarta-feira de Cinzas.
Entre 26 de fevereiro e 3 de março, o Papa e os seus colaboradores da Cúria Romana vivem uma semana de “exercícios espirituais”, sem quaisquer compromissos de agenda.
Em 4 de março, domingo, Bento XVI visita a paróquia romana de São João Baptista, onde preside à missa, pelas 09h30 locais.
No dia 10 do mesmo mês, tem lugar uma celebração de vésperas na Basílica de São Gregório Magno, localizada no Monte Célio, em Roma, por ocasião de uma visita do arcebispo Rowan Williams, líder da Igreja Anglicana.
A primeira viagem internacional de 2012 vai decorrer entre 23 e 29 de março, com passagens pelo México e Cuba.
As celebrações de Semana Santa iniciam-se a 1 de abril, com o domingo de Ramos, no qual Bento XVI preside à missa na Praça de São Pedro, Vaticano, a partir das 09h30 italianas.
No dia 5 de abril, Quinta-feira Santa, na Basílica de São Pedro e no mesmo horário, o Papa celebra a missa crismal, durante a qual são abençoados os óleos usados em sacramentos como o Crisma.
O Tríduo Pascal, que principia na tarde desta quinta-feira, abre com a missa da “Ceia do Senhor”, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, às 17h30 locais.
Na Sexta-feira Santa, o Papa preside a partir das 17h00 à celebração da “Paixão do Senhor” na Basílica de São Pedro.
Às 21h15, Bento XVI preside no Coliseu de Roma à Via-sacra, onde se evoca o trajeto que Jesus realizou em Jerusalém até à sua morte e sepultura.
A Vigília Pascal – a mais importante celebração do ano para os católicos – inicia-se às 20h00 na Basílica de São Pedro, seguindo o horário de anos anteriores.
No domingo de Páscoa, dia 8 de abril, Bento XVI desloca-se à Praça de São Pedro para a celebração da missa, agendada para as 10h15, no termo da qual concede a bênção ‘Urbi et Orbi’ (‘à cidade [de Roma] e ao mundo’), ao meio-dia.