Vaticano estuda possível visita do Papa Francisco a Cabo Verde
O Vaticano está analisando quais são as "reais possibilidades" de o papa Francisco visitar Cabo Verde, disse hoje, na cidade da Praia, o representante da Santa Sé para o país, Michael Banach.
Michael Banach, que é o núncio apostólico do Vaticano para o Senegal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Mauritânia, falava aos jornalistas à saída de uma audiência com o Presidente da República cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca
O representante da Santa Sé, que reside no Senegal, está em Cabo Verde para participar na conferência dos bispos dos quatro países, que arranca hoje à tarde e se prolonga até dia 14 no Mindelo, ilha de São Vicente.
"O Papa Francisco aprecia muito o empenho do Presidente da República de Cabo Verde a favor dos direitos humanos e da melhoria das condições de vida para todos os cidadãos. Portanto, o conteúdo da carta vai nesta direcção", disse o núncio apostólico.
"A Igreja tem que viver em sociedades concretas e para proclamar a mensagem temos que conhecer também as realidades das sociedades dos países", disse.
O representante do Vaticano adiantou que serão também abordados os principais desafios que a Igreja Católica enfrenta em cada um destes países.
"No Senegal, a questão das relações entre as diferentes confissões religiosas é um desafio, mas em Cabo Verde, onde há uma sociedade mais homogénea, há que abordar a discussão da chegada da modernidade e de outros valores", disse.