Centros católicos representam 26% das estruturas hospitalares mundiais
Há cerca de 117 mil centros de saúde ligados à Igreja Católica, entre os quais milhares de hospitais, clínicas e casas de acolhimento para deficientes e órfãos, além de 18 mil dispensários, e 512 leprosarias. No total, estas estruturas representam 26% das que existem em todo o mundo.
Os dados foram divulgados pelo Vaticano no âmbito do programa de celebrações do 25.º aniversário da instituição do Conselho Pontifício para a pastoral da saúde, um evento que decorrerá até 11 de Fevereiro.
A efeméride, como explicou o presidente deste Conselho Pontifício, o arcebispo Zygmunt Zimowski, contará com a presença do Papa que, no próximo dia 11, memoria litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, presidirá à liturgia na Basílica de S. Pedro por ocasião do 18.º Dia Mundial do Doente.
Para recordar os 25 anos da instituição do Conselho Pontifício para a pastoral da saúde é promovido um simpósio internacional, em que participarão mais de 500 pessoas, entre médicos, investigadores, agentes pastorais, capelães, provenientes de 35 países.
O tema dos trabalhos será “A Igreja ao serviço do amor pelos que sofrem”, escolhido pelo Papa para a sua mensagem deste ano,
Apresentando estes eventos, D. Zimowski reafirmou que a pessoa doente deve ser o ponto central do empenho da Igreja no campo da saúde.