Últimas Notícias

Delegação da Igreja Católica em Portugal visita Instituições Europeias

Paramentos Litúrgicos

 

Responsáveis de diferentes organismos da Igreja Católica em Portugal visitam as instituições da União Europeia (UE) entre os dias 23 e 25 de Fevereiro. D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, integra esta delegação que deverá encontrar-se com Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, com Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu, e com Joseph Daul, Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE).

Em Bruxelas, a delegação da Igreja Católica em Portugal manterá também contactos com a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), organismo que representa a Igreja católica junto das instituições da UE, com a Diocese local e com as estruturas da UE responsáveis pela realização do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.

O convite para esta deslocação às Instituições da UE partiu do Vice-Presidente do PPE, Mário David. O deputado ao Parlamento Europeu do PSD salienta que a “Igreja Católica em Portugal e os seus mais altos responsáveis, pelo papel particularmente relevante que desempenham na vida do nosso País, devem ser parceiros ouvidos e activos no processo de construção Europeia” e que “Portugal, que todos defendemos deve ser um Estado laico, não pode negar que a larguíssima maioria da sua população é Católica, e portanto o dialogo com a Igreja é essencial e deve ser cada vez mais aprofundado”.

Mário David relembra também que “o Partido Popular Europeu (de que é Vice-Presidente) organiza e promove activamente encontros com os mais altos responsáveis das diversas Igrejas Cristãs, sobre temas tão variados como a Construção Europeia, a Sociedade de Valores ou o Ecumenismo”.

Num ano particularmente importante para a Igreja em Portugal, com a visita de Bento XVI, Mário David espera “que lançando mais esta ponte de diálogo e abertura, e conscientes das diferentes responsabilidades de cada um, líderes políticos e religiosos possam dialogar e constatar que juntos podem contribuir para uma sociedade melhor”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo