Papa Bento XVI completa seis anos de pontificado
ROMA, 19 de abril de 2011. Autoridades políticas e religiosas enviaram saudações ao papa Bento XVI, que completa hoje seis anos à frente da Igreja Católica.
Em um telegrama, o presidente da Corte Constitucional da Itália, Ugo De Siervo, exprimiu seus "vivos sentimentos" pela data e ratificou seu apoio às "constantes ações desenvolvidas a favor da paz entre os povos e da proteção dos fracos e necessitados".
Já o mestre de cerimônias pontifícias, monsenhor Guido Marini, destacou a capacidade e a eficiência do Papa em relação à liturgia.
"No âmbito litúrgico, o que o Papa está indicando com sua palavra e com seu exemplo é a aplicação fiel do Concílio Vaticano II, em desenvolvimento harmônico com toda a tradição litúrgica precedente da Igreja", comentou Marini.
"Do meu ponto de vista, o Santo Padre é um mestre da liturgia", disse o religioso.
Já o cardeal e ex-vigário de Roma Camillo Ruini ressaltou o empenho de Bento XVI por uma renovada evangelização como um dos aspectos mais significativos de seu pontificado.
"Desde quando era cardeal, Bento XVI destacou, várias vezes, como na Europa e, em geral, no Ocidente, joga-se uma partida crucial para o Evangelho, dado que, se o Evangelho não consegue penetrar na moderna cultura ocidental, dificilmente vai penetrar em outras culturas", relembrou Ruini.
Nascido em 16 de abril de 1927, Joseph Ratzinger (nome de batismo de Bento XVI) foi ordenado sacerdote em junho de 1951 e lecionou na Escola Superior de Freising.
Bento XVI ocupou diversos cargos religiosos, como o de prefeito para a Doutrina da Fé, antes de ser eleito Papa, em 19 de abril de 2005, em sucessão a João Paulo II. (ANSA)